Traduzindo, poderíamos dizer que “Sleepmaxing” quer dizer algo do tipo “Maximizando o sono”. Mas o que é essa prática que viraliza no TikTok, com milhões de postagens? Senta aí que a gente te explica.
A ideia por trás do Sleepmaxing é otimizar as suas horas de sono para der o melhor descanso possível. Para dormir, não basta deitar na sua cama mais. É hora de meditar, ligar aparelhos de sons relaxantes, passar seus cremes, colocar uma máscara nos olhos, etc. Segundo matéria do O Globo, dados da Statista revelam que a indústria mundial de produtos do sono está em expansão e foi avaliada em aproximadamente US$ 423 milhões no ano passado.
Essa rotina pré-sono supostamente seria uma forma de relaxar e melhor o sono… mas será que é realmente relaxante ter tanto trabalhar para dormir?
Sleepmaxxing pode acabar prejudicando o seu sono
Ortosonia: os pesquisadores já têm até um termo para a obsessão pelo “sono perfeito”. Ao O Globo, a psicóloga Daniela Faertes, pós-graduada em neurociências, explicou que essa obsessão pode ser um gerador de ansiedade, o que, ironicamente, acaba atrapalhando o seu sono.
“Essa onda mostra um comportamento muito comum dos tempos atuais, em que tudo vira mania, obstinação. E não há paciência para apostar em hábitos simples e colher os resultados ao longo do tempo. É uma sociedade imediatista”, explicou a psicóloga.
Outra dica dos “especialistas” em Sleepmaxxing do TikTok é usar uma fita para tapar a boca durante o sono, para que você respire apenas pela boca. Médica do sono e otorrinolaringologista colaboradora do Laboratório do Sono da UniRio, Maíra da Rocha, alertou ao O Globo o perigo da prática: “tem chance de sufocar, um perigo!”.
Só que nem tudo são espinhos. Algumas dicas do TikTok realmente são boas, como se afastar de telas por pelo menos uma hora e deixar o quarto escuro e silencioso.