O lírio-da-paz, que possui o nome científico Spathiphyllum wallisii, é uma das plantas mais procuradas para quem procura uma espécie de decoração e resistência. Originária de florestas tropicais, especificamente do sudeste da Ásia, Colômbia e Venezuela, no Brasil, ela também é bastante cultivada. Um dos principais destaques dela é ter uma flor branca, que na verdade é uma estrutura da planta, normalmente confundida com uma flor.
Essa parte do lírio é na verdade uma bráctea, uma espécie de folha modificada que ajuda a atrair polinizadores. Suas flores são aglomeradas em um ramo, chamadas inflorescências. Apesar da sua popularidade, algumas pessoas têm dúvidas de como mantê-la bonita o ano todo.
Confira abaixo 3 dicas para o lírio-da-paz florir
Em um entrevista à revista Casa e Jardim, o engenheiro-agrônomo Marco Estevão Feliciano, explicou que essa planta exige alguns cuidados específicos, preferindo por exemplo, ser plantada com substratos comerciais, preferencialmente os aerados e com boa drenagem. Elas se adaptam melhor à meia-sombra, por isso é tão procurada para decorar ambientes internos, desde que bem iluminados e sem incidência de sol direto por muitas horas.
“Por possuir folhas de valor ornamental e inflorescências brancas que duram semanas, a espécie costuma ser cultivada em vasos e ambientes internos. Também é fácil perceber quando está com falta de água, pois suas folhas ficam caídas e murchas, parecendo que estão tristes”, acrescentou o especialista.
Umidade
A lírio-da-paz precisa ficar em ambientes que sejam úmidos. Se isso não ocorrer de forma natural, use umidificadores para ajudá-la nesse processo.
Rega
Apesar de precisar de água, para florir é necessário ter cuidado com a quantidade de regas. Evite deixar o solo encharcado e deixe a terra secar ligeiramente para acrescentar mais água.
Poda
É uma prática fundamental para mantê-la saudável. Ao ver que está com folhas amareladas ou secas, é necessário retirar para evitar o acúmulo de doenças e pragas.