Existem algumas formas de conseguir sacar o seu FGTS e na Caixa entender alguns requisitos e seguir os procedimentos adequados. Isso porque, existem outras formas de sacar o seu dinheiro e o motivo para isso. De maneira geral, é fundamental ter uma conta ativa no FGTS para poder realizar qualquer tipo de saque. O próximo passo é saber qual é a modalidade do saque, podendo ser de aniversário, calamidade, rescisão, etc. Cada um possui um critério diferente que deve ser cumprido.
Além da Caixa, também é possível sacar o valor através do aplicativo do FGTS, que é mais rápido. No app, solicite o saque dos valores disponíveis e escolha para qual conta quer enviar o dinheiro para recebê-lo. Em alguns casos, pode ser necessário comparecer a uma agência da Caixa para realizar o saque ou obter informações adicionais. Além disso, existem alguns bancos parceiros que oferecem a opção de sacar o FGTS através do internet banking.
O que levar para sacar o FGTS?
- Documento de identificação (RG, CNH)
- CPF
- Carteira de trabalho
- Comprovante de residência
- Outros documentos específicos para cada tipo de saque
Mais informações sobre o FGTS
Existem várias modalidades para saque do FGTS, como o Saque-Aniversário, que permite que o trabalhador consiga acessar uma parte do dinheiro anualmente. Para isso, é necessário fazer a opção pelo saque-aniversário no aplicativo FGTS. Também é possível acessar o Saque Rescisão, que pode ser realizado quando o trabalhador é demitido sem justa causa ou quando ocorre a extinção do contrato de trabalho, e o Saque-Calamidade, em casos de desastre natural que afete a residência do trabalhador.
Além disso, existem outras situações que permitem o saque do FGTS, como compra da casa própria, aposentadoria, etc. Cada uma delas possui requisitos específicos.