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O que são as soft skills e por que elas são tão procuradas no mercado trabalho?

Por Carolina Carvalho
01/03/2025
Em Geral
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soft skills

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Um termo que ganhou popularidade no mercado de trabalho nos últimos anos é “soft skills”. Nos últimos cinco anos, as pesquisas pelo termo duplicaram, de acordo com o Google Trends. Em tradução literal, seria algo como “habilidades suaves”. “Soft skills” são habilidades comportamentais de um funcionário em relação ao trabalho e os seus colegas.

Ou seja: não são habilidades que você (necessariamente) aprende com um curso ou uma faculdade. Elas estão relacionadas à forma como você se comporta perante o seu trabalho e perante à sua equipe.

“Contudo, apesar da importância das soft skills, elas são difíceis de serem mensuradas e desenvolvidas, pois são competências subjetivas, portanto, estão intimamente relacionadas à personalidade e outros fatores emocionais construídos ao longo da vida do indivíduo”, explica o Gupy.

Exemplos de soft skills

Segundo um estudo do site de recrutamento CareerBuilde, essas são as dez soft skills mais procuradas pelo mercado de trabalho:

  1. Princípios éticos;
  2. Confiança;
  3. Atitude positiva;
  4. Motivação;
  5. Trabalho em equipe;
  6. Organização e gestão do tempo;
  7. Capacidade de trabalhar sob pressão;
  8. Comunicação;
  9. Flexibilidade;
  10. Segurança.

Por que elas são tão procuradas?

Segundo o estudo de recrutamento da CareerBuilder, 77% das empresas acreditam que habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas no dia a dia de trabalho. “As soft skills básicas tornaram-se ainda mais importantes devido ao aumento do trabalho remoto e autônomo e estão crescendo em importância em todos os setores, níveis e ambientes de trabalho”, explicou Rohan Rajiv, diretor de gerenciamento de produtos do Linkedin à Forbes.

Quanto melhores as soft skills de um profissional, melhor ele consegue lidar com as dificuldades psicológicas e ambientais do trabalho, ajudando a criar um ambiente mais positivo e produtivo para todos. Além disso, elas não são específicas de nenhuma área ou profissão. Profissionais de qualquer área ou campo de atuação pode desenvolvê-las, ajudando a melhorar o ambiente de trabalho.

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

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