Amar o cheiro do seu parceiro não é apenas questão de paixão. Um estudo publicado no ano passado no Journal of Personality and Social Psychology revela que sentir o cheiro do seu parceiro tem um efeito calmante sobre o seu cérebro. É isso mesmo: de acordo com essa pesquisa, o cheiro da sua pessoa amada literalmente ajuda a diminuir os níveis de estresse.
Estudos anteriores já falavam sobre como a presença do parceiro tem um efeito relaxante, mas pesquisadores da Universidade de British Columbia, no Canadá, queriam ver se o cheiro poderia fazer a mesma coisa por você.
Pesquisa descobre mais sobre efeito do cheiro do parceiro sobre seu humor
Para descobrir isso, os cientistas recrutaram 96 casais heterossexuais. Os homens tiveram que usar uma camiseta limpa por 24 horas, sem produtos como perfumes ou desodorantes. As mulheres receberam diferentes tipos de camisetas: algumas usadas por seus parceiros, outras usadas por desconhecidos e outras que nem tinha sido usadas. Depois, elas tiveram que responder perguntas sobre seus níveis de estresse e fornecer amostras de saliva para que os pesquisadores pudessem medir os níveis de cortisol, o “hormônio do estresse”.
As mulheres que receberam as camisas dos parceiros para cheirar relataram menos estresse do que as que receberam camisetas não usadas ou de desconhecidos. Elas também tiveram níveis mais baixos de cortisol, demonstrando como o cheiro do parceiro atua de forma calmante sobre o seu cérebro.
Outra descoberta interessante é que o cheiro de desconhecidos aumentou o nível de estresse das participantes, quase como uma defesa evolutiva do organismo.