Nós apostamos que você já observou pelo menos uma pessoa – provavelmente seu pai ou sua avó – que tem a mania de caminhar com as mãos juntas atrás das costas. E, assim como tantos outros gestos e posturas, esse hábito também pode revelar algo sobre o seu estado emocional ou psicológico.
De acordo com a revista Focus, para alguns especialistas, andar com as mãos para trás é um sinal de reflexão e foco. Com as mãos fora de vista, a sua visão tem algo a menos com o que se distrair e seu cérebro pode organizar pensamentos e processar emoções. Muitas pessoas adotam a pose quase sem perceber em momentos de silêncio,
Segundo a Focus, é uma postura comum entre “professores, pesquisadores ou qualquer pessoa que goste de pensar enquanto caminha.”
Mas cuidado: interpretar linguagem corporal não é uma ciência exata. Nunca se deve interpretar um gesto ou uma expressão fora do contexto em que isso foi feito. E também vale avisar que, muitas vezes, simplesmente não existe um significado mais profundo por trás dos gestos. Às vezes a pessoa simplesmente não gosta de deixar os braços balançando na hora de caminhar.
Caminhar com as mãos para trás também pode ser uma escolha “anatômica”
Também tem explicações mais práticas por trás da postura, com muitas pessoas optando por cruzar as mãos nas costas para aliviar dores na região ou para manter uma postura mais ereta. Até por isso, é uma postura muito associada a posições de autoridade, aparecendo muito em tradições militares ou em eventos da realeza ao redor do mundo.