Todo mundo já passou pela seguinte situação. Você está pensando ou fazendo alguma atividade, mas se distrai. Quando perceber, começou a olhar para o nada e já está nessa exata posição a sabe-se lá quanto tempo, pesando sabe-se lá o quê. Mas o que acontece com o seu cérebro quando você está “olhando o vazio”?
O que o seu cérebro faz enquanto você não faz nada?
Segundo a revista Exame, nas últimas duas décadas, especialistas definiram a chamada rede de modo padrão, uma coleção de áreas cerebrais que não estão relacionadas, mas que ficam ativas justamente nesses momentos em que você não está fazendo nada. A descoberta trouxe insights sobre o funcionamento do cérebro nesses momentos em que você não está se dedicando a uma tarefa específica.
Curiosamente, essas mesmas áreas também ficam menos ativas nos momentos em que você precisa se concentrar em alguma tarefa. Com isso, os pesquisadores chamaram elas de “áreas de tarefa negativa”.
Pesquisadores especulavam que essa rede de modo padrão poderia ser responsável por gerar a experiência de divagação mental, mas foram surgindo outras interpretações. “Talvez ela controlasse fluxos de consciência ou ativasse memórias de experiências passadas. Se levantou a hipótese também de que a disfunção na rede seria uma possível característica de quase todos os distúrbios psiquiátricos e neurológicos, como depressão, esquizofrenia e Alzheimer”, explica a Exame.
Alguns efeitos dessa rede são a divagação mental, lembrança de experiências passadas, o processamento da linguagem e a imaginação do futuro. Pesquisadores também investigam se problemas nessa rede podem ser responsáveis por distúrbios de saúde mental como a depressão.




