Você é aquela pessoa que dorme assim que bate a cabeça no travesseiro e nem precisa fazer aquele esforço de relaxar o corpo? Muitas pessoas acham que isso é quase um “superpoder”, mas será que realmente é um sinal positivo? Especialistas alertam que adormecer muito rápido pode ser um sinal de privação crônica de sono.
Como explica o site Tua Saúde, o tempo normal para cair no sono varia entre 10 e 20 minutos em condições saudáveis. Quando a pessoa adormece em menos de cinco minutos, isso indica que o seu corpo está em privação de sono por causa da falta de horas adequadas de sono ao longo dos últimos dias ou semanas. Quando você está em privação de sono, o seu corpo prioriza a hora de dormir de forma extrema, então você adormece quase instantaneamente ao deitar.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine, a latência muito curta do sono está associada a níveis altos de sonolência diurna e comprometimento da função cognitiva (aquela típica lerdeza de quando você não dormiu direito).
Privação crônica de sono: riscos e sinais
Uma revisão publicada no European Journal of Preventive Cardiology analisou mais de um milhão de participantes e concluiu que dormir menos de seis horas por noite pode aumentar em até 48% o risco de desenvolver doenças coronárias e aumenta em 15% a chance de acidente vascular cerebral (AVC).
Segundo o Tua Saúde, alguns dos principais sinais desse problema são:
- Dificuldade de concentração e memória;
- Irritabilidade frequente;
- Sonolência diurna excessiva;
- Ganho de peso inexplicável;
- Sistema imunológico enfraquecido.




