Você conhece aquela pessoa que mal termina de almoçar ou de fazer qualquer outra refeição e já se levanta da mesa rapidamente? Ou talvez você até seja essa pessoa… Mas você sabia que existem algumas explicações psicológicas do que pode estar por trás desse hábito? É claro que não é possível generalizar e que cada pessoa tem seu próprio contexto, mas talvez você se identifique com alguma delas.
Ansiedade e pressa
Você não só se levanta da mesa rápido, mas também come rápido? Isso pode ser um reflexo de um estilo de vida acelerado não apenas nas suas refeições, mas em vários aspectos da vida, o que pode intensificar o estresse. Se possível, tente se obrigar a desacelerar. Isso pode inclusive te ajudar a acalmar a sua mente.
Desconforto emocional
Essa pressa pode ser um reflexo de culpa pelo que você acabou de comer, algo muito comum em pessoas que sofrem de algum tipo de compulsão alimentar. Você sai da mesa como se estivesse fugindo da cena do crime para evitar esse sentimento de culpa.
Fuga da interação social
Em situações sociais, muitas pessoas saem da mesa para evitar interagir. Afinal, enquanto você está comendo, tem a desculpa de que não é educado falar de boca cheia para ficar na sua, mas essa desculpa acaba quando o seu prato fica vazio…
Foco na produtividade
Também ligada ao problema da ansiedade, essa questão é quando a pessoa está sempre preocupada com a próxima atividade, considerando cada minuto de descanso como um desperdício de tempo.
Falta de conexão com o momento presente
Essa questão aparece muito associada à questão anterior e, mais uma vez, ao problema da ansiedade. Se você está sempre pensando no passado ou no futuro, falta a conexão com aquele momento e a ideia de ficar sentado à mesa mesmo depois de comer parece “fútil”.




