Para muitas pessoas, até mesmo a ideia de tomar café sem açúcar já é o bastante para fazer aquela cara de desgosto (a redatora se inclui nesse grupo), mas existem muitas pessoas que já conseguiram se acostumar ao sabor e que defendem que é o melhor jeito de apreciar um bom café. Mas o que a escolha pelo café amargo diz sobre você? – além do fato de que você provavelmente está tentando evitar o açúcar?
O que tomar café sem açúcar diz sobre você
Em entrevista ao site Tudo Gostoso, a psicóloga comportamental Mariana Lopes comenta que a preferência pelo café puro, sem açúcar ou adoçante, normalmente está ligado a uma busca por experiências mais intensas e autênticas, sem a necessidade de “suavizá-las”. Para a profissional, é um comportamento que pode indicar uma relação mais direta e objetiva com a vida.
O adeus ao açúcar também revela que você está disposto a abrir mão de prazeres imediatos, uma capacidade relacionada ao autocontrole e à disciplina. “Não se trata de rigidez, mas de consciência”, explica a psicóloga. “Essas pessoas geralmente conseguem lidar melhor com pequenos desconfortos porque sabem o motivo da escolha que estão fazendo.”
Benefícios do café sem açúcar
De acordo com o Metrópoles, o café puro ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue e a evitar resistência à insulina, o que ajuda a prevenir problemas como diabetes e problemas do coração. A bebida também conta com compostos bioativos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. O café ainda acelera o metabolismo e, quando ele não tem açúcar, isso significa que ele é um ótimo aliado no processo de emagrecimento.




