No dia 18 de outubro, no meio do deserto do oeste australiano, trabalhadores de uma mina na região de Pilbara se depararam com algo estranho: um objeto de metal em chamas no meio da areia e do calor. A descoberta estava a cerca de 30 quilômetros da cidade de Newman e obviamente intrigou os trabalhadores.
De acordo com a Superinteressante, autoridades isolaram a área em que o objeto foi encontrado e chamaram a Agência Espacial Australiana e o Departamento de Serviços do Emergência para investigar o que era o objeto misterioso, que eles acreditam ter vindo do espaço.
O que é o objeto que caiu no deserto australiano?
E podem sossegar, teóricos da conspiração, não estamos falando de um pedaço de disco voador não. Segundo a polícia local, o objeto parece ser feito de fibra de carbono, material comum em foguetes e espaçonaves que nós enviamos lá pra cima.
A arqueóloga espacial (profissão que eu nem sabia que existia) Alice Gorman levantou a hipótese de que o objeto é parte de um foguete chinês, o Jielong-3, lançado ao espaço em setembro.
Normalmente, o lixo espacial queima antes de chegar à superfície da Terra ou então agências espaciais direcionam para que ele caia em regiões seguras do oceano, mas, de tempos em tempos, alguns pedaços caem por aqui mesmo. Em 2023, um pedaço de nave foi parar em uma praia também na Austrália.
Em comunicado publicado nas redes sociais, a Polícia da Austrália Ocidental afirmou que o objeto foi apreendido e não oferece ameaça à segurança pública. Mas autoridades reforçam que, se você encontrar algo que parece ter caído do céu, chame a polícia ou os bombeiros e não toque no objeto.