Na última segunda-feira (31/03), o governo federal liberou o primeiro pagamento do Pé-de-Meia 2025, programa de incentivo estudantil que visa contemplar alunos do ensino médio da rede pública entre 14 e 24 anos. O pagamento é referente ao Incentivo Matrícula no valor de R$ 200,00 para estudantes que estão cadastrados no CadÚnico e comprovaram a matrícula em algum dos três anos do período exigido.
Apelidado de Poupança do Ensino Médio, o programa social surgiu no ano passado e tem como principal objetivo incentivar os alunos a permanecerem na escola e se formarem nos três anos obrigatórios. Sobre o benefício, ele pode ser sacado a qualquer momento, ou seja, o estudante não precisa esperar a formatura no ensino médio para usufruir dos recursos financeiros. De acordo com os dados revelados pela Caixa Econômica Federal, foram disponibilizadas cerca de 3,9 milhões de parcelas, sendo 1,3 milhão para novos estudantes, que ingressaram no primeiro ano do ensino médio público em 2025.
Mais informações sobre como funciona o Pé-de-Meia
Os pagamentos serão feitos até o dia 7 de abril e todos os benefícios serão pagos pelo Ministério da Educação (MEC), através de uma conta aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos estudantes dos três anos do ensino médio contemplados. Caso o aluno já tenha uma conta em algum banco público, não será necessário fazer uma nova abertura, desde que seja do tipo poupança.
Quem for menor de 18 anos, é obrigatório ter a autorização de um responsável legal para aprovar a movimentação financeira do programa pelo App Caixa Tem, por meio da opção Programa Pé-de-Meia. O representante terá acesso aos dados do estudante e pode permitir que os valores fiquem disponíveis. Para isso, é necessário que seja realizado o upload [carregamento do arquivo] da carteira de identidade do estudante.