Na próxima terça-feira (21), nós te aconselhamos a olhar para o céu. Na semana que vem, vai acontecer uma chuva de meteoros raríssima no Brasil, com um pico 20 vezes maior do que o normal. Saiba mais sobre o evento astronômico e qual a melhor forma de observá-lo.
Chuva de meteoros acontece nesta terça (21)
A chuva de meteoros Oriônidas acontece quando a Terra cruza os rastros do Cometa Halley. O pico do fenômeno acontece no dia 21 de outubro, entre meia-noite e 2h da manhã. De acordo com o ND+, poderão ser observados cerca de 20 meteoros por hora, vistos em qualquer direção. A data coincide com a lua nova, o que vai facilitar mais ainda a observação do evento, já que o céu fica mais escuro.
Segundo a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, essa chuva de meteoros pode ser observada de todo o Brasil. A principal dica para quem quiser observar o fenômeno é escolher um local com menor poluição luminosa, o que torna mais fácil a observação dos meteoros.
Ps: talvez você esteja se lembrando dos eclipses solares e de como é preciso tomar cuidado para observar esse evento por causa de perigos para a visão, mas não precisa tomar esse tipo de cuidado com as chuvas de meteoros. Pode observar o fenômeno a olho nu sem problemas.
De acordo com o coordenador da American Meteor Society, Robert Lunsford, o melhor momento para observar a chuva vai ser a partir da meia-noite, que é quando a constelação de Orion, ou Oriônidas, está mais alta no céu.