Atire a primeira pedra quem nunca passou pelo aperto de ter que arrumar dinheiro vivo para pagar a passagem de ônibus (afinal, nós praticamente só andamos com o Pix e o cartão ultimamente). Mas, pelo menos em uma cidade brasileira, os moradores não vão mais passar por isso. Em Florianópolis, os ônibus não vão mais aceitar pagamento em dinheiro a partir desta segunda-feira (5). Ok… mas então como os moradores da capital catarinense vão pagar pela passagem? Continue lendo que a gente já te explica.
A partir de hoje, os usuários de transporte coletivo só vão poder fazer o pagamento em dinheiro nos terminais de integração para recarregar o cartão (lembrando que os terminais também aceitam Pix). No ônibus em si, o pagamento só pode ser feito com o cartão – que já é presente em praticamente todo o Brasil, mas sem a obrigatoriedade de ser o único método possível.
De acordo com o ND+, a medida foi tomada pela prefeitura da capital catarinense, mas o Ministério Público do estado chegou a recomendar que ela fosse revogada, argumentando que ela poderia gerar uma exclusão de usuários do transporte em situação de vulnerabilidade social. Porém, a Justiça do estado negou o pedido e a medida continua em voga.
Passageiros que pagavam ônibus em dinheiro já vinha diminuindo muito
Segundo a prefeitura florianopolitana, o fim dos pagamentos em dinheiro atende a uma redução que já vinha acontecendo nos últimos anos. Em 2019, apenas 23% dos passageiros usavam o método e, em 2025, o valor caiu para menos de 8%.
O secretário de Infraestrutura e Manutenção da cidade, Rafael Hahne, afirmou ao ND+ que não existe nenhuma intenção de dificultar o acesso de usuários ao transporte público e que eles contam com meios para que esse público (cada vez menor) faça uma transição adequada para o pagamento em cartão. “Temos diferentes opções para a compra de passagem, e destaco os cartões do Passe Rápido, já amplamente conhecidos”, pontuou secretário.




