Se você é uma dessas pessoas que já incorporou o ChatGPT em várias atividades do seu cotidiano, essa novidade da Open IA provavelmente vai te empolgar. Na semana passada, a empresa lançou o ChatGPT Agent, descrito pela empresa como um “computador virtual”.
O Agent já começou a ser liberado na última quinta-feira (17). Se você é um usuário assinante das versões Pro, Plus e Team do ChatGPT, já consegue ter acesso a esse modo “Agent”. Mas vale destacar que a OpenAI não especifica em quais países a nova ferramenta vai estar disponível.
Quais as funções do novo ChatGPT Agent?
Segundo o Olhar Digital, a nova ferramenta combina duas outras ferramentas da OpenIA: Operator e Deep Research e foi treinada através de aprendizado por reforço para conseguir lidar com tarefas complexas. Essa ferramenta pode revisar a agenda do usuário, montar apresentações com análise de concorrência e planejar refeições a partir das sua compras online. Tudo isso integrando navegadores de texto e visuais e terminais para dados personalizados.
Um dos líderes do projeto, Yash Kumar, contou que tem usado o Agent para automatizar tarefas do dia a dia, como reservar vaga no estacionamento da empresa.
Apesar das várias funções oferecidas por essa nova modalidade do ChatGPT, ela ainda tem um tempo de resposta lento. De acordo com Kumar, a prioridade da equipe por trás dessa ferramenta é otimizar tarefas difíceis, ainda que o tempo de resposta não consiga ser tão rápido ainda. Ele focou que, ao menos por enquanto, o Agent é voltado para tarefas extensas sendo rodadas em segundo plano – justamente por causa desse tempo de resposta mais lento.