Os cravos brancos são um problema de pele bastante comum e constantemente confundidos com cravos pretos ou espinhas. Mas o que exatamente são esses cravos? Você pode espremê-los? Como evitá-los? Continue lendo que a gente te explica.
O que são cravos brancos?
Uma matéria do O Globo explica que esses cravos são “comedões fechados”, que aparecem quando os poros ficam obstruídos com células mortas da pele ou oleosidade. Diferente das espinhas, esses cravos não estão inflamados. Eles ficam brancos porque são cobertos por uma fina camada de pele.
De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, esses cravos brancos são sinais iniciais muito comuns de pacientes com problema de acne. Em si, eles não representam um risco muito preocupante, mas refletem um desequilíbrio na renovação celular e na produção de sebo.
Como evitar os cravos brancos
Como já explicamos, um dos motivos que explica o surgimento desses cravos é o excesso de oleosidade e o acúmulo de substâncias nos poros, então, como você já pode imaginar, limpar a pele pelo menos duas vezes por dia é essencial para evitar esse – e muitos outros problemas de pele.
E só higienizar a pele não é o bastante para evitar os cravos. Outra técnica importante é adotar uma esfoliação regular (evite as esfoliações caseiras, porque elas normalmente agridem muito a pele) para desobstruir os poros e ajudar a remover células mortas. Máscaras de argila, cremes e outros produtos cosméticos também são aliados importantes.
Ps: beber bastante água e adotar uma alimentação equilibrada também são essenciais para manter uma pele (e o resto do corpo) saudável.