Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Os GPS devem parar de funcionar após grave acontecimento no Sol

Por Alan da Silva
20/09/2025
Em Geral
0
Imagem de Pexels por Pixabay

Imagem de Pexels por Pixabay

O Sol vem surpreendendo a comunidade científica com um aumento inesperado de atividade nos últimos 16 anos. O fenômeno, que inverteu as expectativas de um período prolongado de inatividade, tem amplas implicações tanto no espaço quanto na Terra.

Este aumento foi observado durante o atual Ciclo Solar 25, iniciado em 2019, que vinha sendo considerado mais fraco do que o anterior, mas agora apresenta uma intensificação surpreendente. Especialistas buscam entender as causas por trás desse “despertar” do astro, que pode ter efeitos significativos nas operações espaciais e sistemas terrestres.

Impactos no espaço e na Terra

A elevação da atividade solar é especialmente preocupante para as redes de satélites e comunicações. Tempestades solares e ejeções de massa coronal (expulsões de plasma e partículas carregadas do Sol) podem causar distúrbios nas órbitas de satélites, levando a reentradas não planejadas.

Estes fenômenos também ameaçam sistemas críticos na Terra, como eletricidade e comunicações por rádio. Em maio de 2024, uma tempestade geomagnética intensa causou auroras visíveis até no México, exemplificando o poder dessas tempestades para alterar o clima espacial.

O aumento da atividade solar intensifica o arrasto atmosférico, forçando satélites em órbita baixa à realização de manobras corretivas para manter sua estabilidade. 

Tecnologias como GPS e sistemas de comunicação militar enfrentam ameaças de interrupções, que podem ter consequências sérias para a segurança global.

Medidas de mitigação

Para proteger sistemas terrestres e espaciais, agências como a NASA intensificam o monitoramento solar e desenvolvem missões de análise detalhada.

Projetos como o Interstellar Mapping and Acceleration Probe visam prever com mais precisão os eventos solares, diminuindo os potenciais danos. Avançar em sistemas de previsão também é crucial para proteger infraestruturas tecnológicas.

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
celular

Quem trabalha de “home office” no Brasil pode perder o emprego após cortes do Itaú

Confira!

coca-cola

Refrigerante queridinho por brasileiros foi comprado pela Coca-Cola

20/09/2025
pão

Truque para deixar o pão quentinho por muito mais tempo

20/09/2025
cores cabelo

7 cores de cabelo que prometem ser tendência na nova estação

20/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix