A quilômetros e quilômetros abaixo dos nossos pés, a Terra está cheia de diversos minerais, como níquel, ferro e até mesmo ouro. E o mais curioso: um estudo recente publicado na revista Nature afirma que esse ouro está “vazando” do núcleo para o manto e, posteriormente, para a crosta terrestre.
Camadas da Terra
Antes de falarmos mais sobre o estudo, vamos relembrar quais são as camadas da Terra. De forma simples, a Terra é dividida em crosta, manto e núcleo (subdividido em externo e interno). A crosta é a camada mais superficial, com estrutura rochosa e relativamente fina. O manto é mais quente, com uma estrutura mais maleável. O núcleo externo é formado por níquel e fero líquido, enquanto o interno já volta a ser sólido.

Ouro está se movendo entre camadas da Terra
Pesquisadores da Universidade de Göttingen, na Alemanha, descobriram que elementos preciosos, como o ouro, estão “vazando” do núcleo até a crosta terrestre. Antes, acreditava-se que o ouro do núcleo estava mais isolado das outras camadas terrestres, mas essa descoberta mostra que não é bem assim.
“A descoberta foi feita a partir da análise de isótopos presentes em rochas vulcânicas originadas nas profundezas do planeta, especialmente em amostras coletadas no Havaí”, repercute a Revista Fórum.
“Conseguimos provar que grandes volumes de rochas superaquecidas, originárias da fronteira entre o núcleo e o manto, estão subindo à superfície e formando ilhas oceânicas como o Havaí”, afirmou o geoquímico Matthias Willbold. Não é apenas ouro que está “vazando” do núcleo, mas também elementos como platina, ródio e paládio. É uma migração lenta, mas a descoberta muda a forma como cientistas entendem a dinâmica interna do planeta.
			
                


