Criado como medicamento para tratar diabetes, o Ozempic e o Wegovy, a semaglutida, tornaram-se populares como uma forma mais rápida de emagrecer, já que ajudam a reduzir o apetite. Com isso, vimos muitos famosos e influenciadores perdendo muito peso de uma vez, o que obviamente vai ter os seus efeitos adversos.
Em entrevista para o Daily Mail, a dermatologista Michele Green falou de um efeito que tem visto muito em clientes que emagreceram usando o remédio: a “boca de Ozempic”. “Muitos usuários de Ozempic que conheço relatam perda perceptível de volume no rosto, o que pode resultar na formação de linhas finas, rugas, flacidez da pele e papada ao redor da boca“, explicou a médica.
“Essa perda de volume também pode piorar a aparência de linhas finas, rugas e flacidez da pele existentes, contribuindo para um sorriso e uma aparência geral mais envelhecidos”, completou.
A dermatologista também explicou que é possível reverter o efeito com estimulação de colágeno, mas que os resultados podem levar entre quatro e seis meses para serem vistos. Ela ainda trouxe exemplos de celebridades em que viu o efeito. Nomes como Rebel Wilson, Whoopi Goldberg e Sharon Osbourne.
Outro efeito que virou meme nas redes sociais foi a “cabeça de Ozempic”, uma suposta desproporcionalidade entre o corpo e a cabeça de pessoas que usam o medicamento. “Essa questão da desproporcionalidade entre rosto e corpo acontece pela perda de massa muscular, causada pelo rápido emagrecimento. Isso dá a sensação do resto do corpo estar mais magro do que a cabeça. Então, tudo tem a ver com a falta de massa muscular e de estrutura da composição corporal”, explicou Ricardo Barroso, endocrinologista e diretor da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional São Paulo) à CNN.
Ozempic tem efeitos colaterais
Usada com supervisão médica, a medicação costuma ser bem tolerada, mas alguns efeitos comuns incluem “sintomas gástricos, como diarreia, náuseas e vômitos, constipação, refluxo, gases e sensação de saciedade”, explica o Portal Drauzio Varella.