Atire a primeira pedra quem nunca sentiu dó de pais desconhecidos porque os filhos deles estavam se jogando no chão, fazendo pirraça ou birra (ou talvez você tenha dado o azar de ser um desses pais…). Nesses momentos, os pais precisam respirar fundo para encontrar uma forma civilizada de fazer as crianças se acalmarem. Mas existe uma frase bastante simples indicada por especialistas em parentalidade e psicologia.
Pais: usem essa frase para acalmar seus filhos
“Eu vejo que você está bravo. Estou aqui para ajudar.”
É simples, mas, de acordo com o psicólogo especialista em parentalidade Jeffrey Bernstein, essa frase funciona muito bem para aplacar a ira de crianças de qualquer idade. Ela parte de um princípio simples: o reconhecimento dos sentimentos daquela criança, a chamada validação emocional, segundo a psicóloga Caroline Fleck, professora da Universidade de Stanford.
Até adultos sentem dificuldade em lidar com a raiva, então crianças, que ainda não entendem direito suas emoções, sentem mais ainda, podendo ficar ainda mais nervosas se elas sentem que não estão sendo ouvidas. Segundo Bernstein, mandar a criança se acalmar pode acabar piorando a situação, que vira uma “luta de poder”. “Apenas oferecendo sua presença e apoio, você transforma a dinâmica de uma luta de poder em uma oportunidade para conectar”, afirmou o psicólogo, segundo o Purepeople.
O especialista também destaca que a ideia da frase não é ignorar algo de errado que a criança possa ter feito, mas apenas demonstrar de forma clara que você, o adulto da situação, está ali para acolhê-la.
E nesse tipo de situação, o tom da sua voz e a sua postura são tão importantes quanto as palavras que você escolhe. Os pais também precisam tentar se acalmar antes de falarem com as crianças ou podem acabar jogando mais gasolina na fogueira.




