Normalmente, quando vamos planejar uma viagem, ficamos preocupados com passaporte, avião, hotel, passeios, etc… mas você sabia que, em alguns países, brasileiros não podem nem mesmo entrar? Pois é, mesmo com documentação em dia, existem alguns países em que brasileiros – e estrangeiros no geral – não são muito bem-vindos.
Afeganistão
Não, não existe uma proibição específica para a entrada de brasileiros, mas os constantes conflitos na região explicam por que esse país é um destino turístico pouco procurado, mesmo tendo seus atrativos para visitantes.
Butão
Esse país nas montanhas do Himalaia tem uma política bem seletiva em relação à entrada de estrangeiros. De acordo com o site Catraca Livre, o governo exige que todas as viagens para o país sejam fechadas com agências locais, com pacotes pagos de forma antecipada (e sim, os valores são altos). Além disso, o visto precisa ser solicitado com bastante antecedência, o que dificulta a vida de viajantes mais espontâneos.
Somália
Esse país do continente africano dificulta bastante a entrada de estrangeiros por causa de questões internas, como altos índices de violência e confrontos entre milícias.
Eritreia
Outro país do continente africano, a Eritreia tem um processo muito lento de obtenção de visto e nem existem diplomatas brasileiros no país.
Coreia do Norte
A Coreia do Norte é um país conhecido por ser muito fechado, com os turistas podendo entrar apenas em excursões, que são vigiadas de perto pelo governo norte-coreano, com direito a constante monitoração sobre os turistas.
Paquistão
Por fim, o Paquistão tem um longo processo burocrático para poder os turistas poderem entrar, incluindo a possibilidade deles pedirem que você apresente uma “carta-convite”.