O Carnaval é uma das principais celebrações no Brasil, mas é um feriado mutável, pois é definido conforme o dia de Páscoa, determinado pelos cálculos da Igreja Católica. Mas, o Papa Francisco tem uma proposta curiosa em torno dessa data e pode torná-la fixa a partir de 2026. De acordo com o pontífice, esse tema se tornou após declarações de que a Igreja também está disposta a aceitar uma data unificada para a Páscoa.
Essa proposta ocorreu no último sábado (27/01), visando acabar com a tradicional variação da folia, que acontece 47 dias antes da celebração cristã. Essa definição foi determinada pelo Primeiro Concílio de Niceia, em 325 d.C., fazendo com que a Páscoa seja no primeiro domingo após a lua cheia que segue o equinócio de primavera no hemisfério norte. Dessa maneira, o Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, 40 dias antes da Páscoa e a terça-feira de Carnaval antecede esse período.
Qual é a proposta do Papa Francisco para fixar o Carnaval?
A proposta do Papa Francisco ganhou força porque a celebração da Páscoa será na mesma data para os calendários gregoriano e juliano. Outros líderes católicos enxergam nessa oportunidade com entusiasmo para mudarem a data, abrindo o debate sobre a unificação do feriado.
Se a Igreja Católica aceitar a medida, a mudança teria impactos diretos em feriados móveis como o Carnaval, algo relevante para o Brasil. No entanto, também vai alterar a ordem de outros eventos religiosos, como a Quaresma e a Páscoa. Apesar da proposta, não foi revelado qual será a data que a Páscoa ficaria fixa e caso sejam feitas essas alterações, seriam vigentes apenas para 2026.