O Papa Francisco faleceu na madrugada da última segunda-feira (21). Mas ele só vai ser enterrado no próximo sábado (26), cinco dias depois. Essa declaração já levanta uma série de perguntas. Afinal, é de conhecimento geral que um corpo começa a se decompor até 24 horas depois da morte e, entre 24 e 48 horas depois, ele já entra em estado de putrefação. Então o corpo do papa vai ficar apodrecendo na Basílica de São Pedro até decidirem enterrá-lo? Claro que não. Continua lendo que nós vamos te explicar como o corpo fica conversado até o enterro.
O corpo do papa passou por um processo de embalsamento. Nesse processo, são injetados vários produtos no corpo, o principal deles sendo um líquido à base de formol. É retirado o sangue e outros fluidos corporais do processo de decomposição. Olhos e mandíbula são selados para evitar que eles se abram à medida que o cadáver fica mais rígido. Por fim, o corpo também recebe conservantes e uma leve maquiagem para melhorar a aparência do corpo.
Onde o Papa Francisco será enterrado?
O pontífice deixou um testamento em 2022 indicando que queria ser enterrado na Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma, local escolhido por causa da sua devoção à Virgem Maria. Desde o século 10, os papas anteriores tinham mantido a tradição de serem enterrados na cripta vaticana.
O Papa Francisco também deixou registrado que quer que seus restos mortais sejam colocados em um nicho discreto, um túmulo simples no chão, sem decoração especial e nenhuma frase: apenas a inscrição “Franciscus”.