O sucessor de Francisco, o Papa Leão XIV, Robert Prevost, foi anunciado na semana passada e já escolheu o primeiro país que irá visitar como papa. Em seu primeiro encontro com a imprensa na última segunda-feira (12), o pontífice de 69 anos vai para Niceia, na Turquia. A viagem é uma forma de celebrar o 1.700º aniversário do Concílio Cristão, evento significativo na história da Igreja, e já estava prevista na agenda do Papa Francisco.
No primeiro concílio, as Igrejas do Ocidente e do Oriente se uniram para tentar estabelecer uma data comum para a celebração da Páscoa, o que foi alcançado. Mas, com a reforma do calendário gregoriano, no século XVI, as datas voltaram a se desencontrar, já que as Igrejas do Oriente continuam usando o antigo calendário juliano.
“Mas é significativo e profético que, precisamente no aniversário de Nicéia deste ano, todas as Igrejas cristãs celebrem a Páscoa no mesmo dia, domingo, 20 de abril. É um sinal e uma esperança para se chegar o mais rápido possível a uma data aceita por todos”, afirma editorial do Vatican News.
O falecido Papa Francisco era defensor da escolha de uma data fixa para a Páscoa, que pudesse ser celebrada em conjunto por todos os cristãos do mundo.
Como foi primeiro encontro do Papa Leão XIV com a imprensa?
Segundo O Globo, o novo papa fez um discurso a favor da liberdade de imprensa, pedindo a libertação de jornalistas presos por “dizerem a verdade” e defendendo a importância da comunicação em “tempos difíceis”. Menos espontâneo do que o seu antecessor, Leão XIV surpreendeu ao fazer algumas piadinhas durante o encontro.




