Antes que você se assuste demais: não, o Papa Leão XIV não renunciou ao cargo de papa. Estamos falando de outra posição de liderança no Vaticano. Nesta quinta-feira (31), o sucessor do Papa Francisco escolheu o novo diretor da Specola Vaticana, um dos observatórios astronômicos e centros de pesquisa científica mais antigos do mundo.
O escolhido foi o padre jesuíta indiano Richard Anthony D’Souza, S.J., que já atuava como astrônomo na instituição. Natural de Goa, na Índia, Richard tem 47 anos e é doutor pelo Instituto Max Planck de Munique e estudos realizados na Universidade de Michigan.
Ele toma posse no dia 19 de setembro, sucedendo Guy Consolmagno, que estava no comando da Specola Vaticana desde setembro de 2015, mais de uma década no cargo. Consolmagno vai continuar como astrônomo no observatório e no cargo de presidente da Fundação do Observatório do Vaticano.
Em comunicados oficiais, Consolgmano elogiou a escolha do seu sucessor, afirmando que Richard “tem a visão e a sabedoria para para levar o Observatório adiante durante este período de rápidas mudanças na pesquisa astronômica”, segundo o The Good Newsroom.
O próximo diretor do Observatório devolveu os elogios para o seu antecessor. “Durante seus 10 anos de liderança, o Irmão Consolmagno se destacou por sua dedicação ao diálogo entre ciência e fé, à divulgação científica e à promoção da pesquisa astronômica em nível internacional”, afirmou.

Specola Vaticana
Specola Vaticana é um instituto de pesquisa científica pertencente ao Vaticano e diretamente subordinado à Santa Fé. O Papa Leão XIV visitou o local no dia 20 de julho, no aniversário de 56 anos do pouso na Lua em 1969.