No início de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, ainda está avaliando onde o ex-presidente pode cumprir a sua pena. Uma das opções é a carceragem do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, popularmente como “Papudinha”.
Segundo a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, Moraes visitou as instalações do Complexo Penitenciário da Papuda e a também a Papudinha, e teria indicado aos aliados a segunda como a melhor opção para Bolsonaro cumprir sua pena. Por enquanto, o ex-presidente segue em prisão domiciliar preventiva.
O Metrópoles teve acesso a fotos das instalações, que constam em um processo de 2023. De acordo com a apuração do site, depois que as fotos foram tiradas, as celas passaram por reformas. As imagens mostram celas relativamente espaçosas, com ventiladores e até televisão nas celas.




Bolsonaro foi condenado por quais crimes?
- Organização criminosa armada;
- Tentativa abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- Golpe de estado;
- Dano qualificado contra o patrimônio da União;
- Deterioração de patrimônio tombado.
Ao lado do ex-presidente, foram condenados mais sete réus:
- Alexandre Ramagem;
- Almir Garnier;
- Anderson Torres;
- Augusto Heleno;
- Mauro Cid;
- Paulo Sérgio Nogueira;
- e Walter Souza Braga Netto.
Todos foram condenados pelos mesmos crimes que Bolsonaro, com exceção de Ramagem, condenado “apenas” pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.




