Um estudo recente parece ter descoberto uma nova vantagem do Wegovy, o medicamento da empresa do Ozempic usado no tratamento de obesidade. Apresentado no Congresso Europeu de Obesidade (ECO), o estudo revelou que o Wegovy diminuiu significativamente o risco de problemas cardiovasculares
Como foi repercutido pelo O Globo, o medicamento da Novo Nordisk “reduziu em 37% o risco de morte cardiovascular, infarto e acidente vascular cerebral (AVC) não fatais em apenas três meses de tratamento”. Em seis meses de tratamento, a redução foi ainda mais significativa: 50% menos chance de morte por doença do coração.
Estudos anteriores já tinham demonstrado essa eficiência do Wegovy para reduzir doenças cardiovasculares, mas acreditava-se que a redução estava associada à perda de peso causada pelo medicamento. Esse novo estudo revela a diminuição do risco de doenças do coração da Wegovy não é explicada apenas pelo emagrecimento.
“Essa proteção já começa logo no início da jornada, antes mesmo de uma perda de peso clinicamente significativa. Isso mostra que o benefício vai além do controle do peso — estamos realmente protegendo a saúde do coração”, afirmou Priscilla Mattar, vice-presidente da área médica da Novo Nordisk no Brasil, em um comunicado.
O estudo SELECT foi realizou em mais de 800 centros de pesquisa, espalhados por 41 países, a partir dos dados de mais de 17 mil adultos com 45 anos ou mais, sobrepeso ou obesidade e doença do coração, sem histórico de diabetes.
Obesidade é fator de risco para a saúde cardiovascular
“Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que em 2005 ocorreram 17 milhões de óbitos por doenças cardiovasculares, o que representa 30% de todas as mortes anuais. Para 2020 as estimativas aumentam para 20 milhões de óbitos”, afirma artigo da Biblioteca Virtual em Saúde.