Recentemente, um voo da Latam contou com uma passageiro mais do que especial – e os outros nem sabiam que ele estava por lá. O avião da companhia aérea estava transportando uma arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), espécie da Bahia ameaçada de extinção que ganhou um novo lar graças ao programa Avião Solidário.
A arara em questão é a Jurema, que foi resgatada em abril deste ano na cidade baiana de Paulo Afonso. A ave foi encaminhada para o Zoológico de São Paulo, onde vai ser incluída em ações de conservação e manejo da espécie. No futuro, a arara pode formar casal e contribuir para o aumento da população da espécie.

O voo entre Salvador e Guarulhos reduziu muito o tempo total da viagem de Jurema, que teria durado mais de um dia se tivesse sido feita de forma terrestre, garantindo mais segurança e menos estresse para a arara.
Para Raquel Argentino, gerente de Sustentabilidade e Impacto Social da LATAM Brasil, operações como essa mostram como a aviação pode ajudar a proteger a biodiversidade brasileira. “Ao reduzir o tempo de deslocamento e oferecer condições adequadas de transporte, contribuímos para o bem-estar do animal e para o trabalho científico de longo prazo”, declarou a gerente.
Avião Solidário
O programa existe há 13 anos e ajudou a transportar mais de 868 toneladas de carga e mais de 4,6 mil animais pelo Brasil. Durante a pandemia da Covid-19, ele também ajudou a distribuir milhões de vacinas por todos os estados. Em 2024, ele auxiliou as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, transportando doações e voluntários.




