O passeio pelo Trem de Guararema, também conhecido por “Pérola do Vale”, é um trajeto encantador, permitindo que os visitantes tenham uma experiência imersiva de voltar ao tempo, enquanto exploram a história e a beleza natural da região. O percurso de 8 km tem uma duração de aproximadamente duas horas e é realizado em uma locomotiva a vapor de 1927, que foi totalmente restaurada.
Os passeios ocorrem de sábado às 14h30 e aos domingos, entre 10h e 14h30. Os preços podem variar de acordo com a época do ano e, durante este mês de fevereiro, todos pagam meia (R$95,00 por pessoa na Classe Turística e R$95,00 por pessoa no Caboose). O Trem de Guararema é operado pela Regional Sul de Minas da ABPF, localizado na cidade de Guararema, em São Paulo.
Ele sai da estação central de Guararema, KM 426 do Ramal de São Paulo da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, e segue em direção a estação Luís Carlos, localizada no KM 433 da ferrovia, na vila de mesmo nome, totalizando 14 km de passeio (ida e volta).
Mais informações sobre o Trem de Guararema
Crianças de até cinco anos, que estão acompanhadas por responsáveis não pagam, desde que não ocupe assento (viajando no colo). O valor da passagem inclui ida e volta, com duração de duas horas de passeio, mas não inclui alimentação ou bebidas. Durante o percurso, o trem atravessa paisagens deslumbrantes, com a exuberante Mata Atlântica e o Rio Paraíba do Sul. O guia de turismo a bordo compartilha histórias e curiosidades sobre a região, tornando o passeio ainda mais interessante.
Mas, uma das principais atrações é a parada na Vila de Luís Carlos, uma antiga vila ferroviária que preserva a arquitetura e o charme do século XIX. Os visitantes têm a oportunidade de explorar a vila, conhecer a igreja local e apreciar a vista do Mirante de Luís Carlos.