É difícil imaginar, mas o homem mais rico da história deixaria até Elon Musk se sentindo classe média baixa. Com uma fortuna estimada em R$ 16,5 trilhões – cerca de sete vezes o valor do patrimônio do dono da Tesla -, o rei Mansa Musa governou o Império do Mali no século 14.
Esse rei da África Ocidental assumiu o comando do Império Mali* em 1312, que, de acordo com a Superinteressante, foi uma época de prosperidade para vários reinos africanos.
*A região do antigo Império Mali corresponde atualmente a grande parte do Mali, Senegal, Guiné, Gâmbia e Mauritânia. Também especula-se que o império tenha ocupado partes do Níger, Burkina Faso e do sul do Saara Ocidental.
Por que esse rei africano tinha uma fortuna tão grande?
O Império Mali já estava em um bom período quando Musa Keita I assumiu. O “Mansa” é um título que significa “rei”. Como explica a Super, ele ajudou a expandir as riquezas do seu império, que era muito focado no comércio de ouro e sal, dois produtos altamente valorizados na época. Inclusive, boa parte desses recursos que eram usados na Europa, África e Oriente Médio vinha do império de Musa.
O que torna esse rei tão rico é a quantidade de ouro que ele possuía. O mais impressionante é que historiadores nunca conseguiram chegar em um consenso na estimativa dessa fortuna. Mas eles sempre concordam que era muito, muito ouro. “Imagine o máximo de ouro que um ser humano possa ter e dobre esse valor”, afirmou Rudolph Ware, professor de história da Universidade de Michigan, em entrevista à Money de 2015.
