Criado em 2023, o programa Pé-de-Meia foi desenvolvido pelo governo federal para servir como incentivo financeiro-educacional na modalidade de poupança, destinando um valor específico para promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. O projeto teve como principal objetivo ampliar o acesso de alunos nas escolas, com intuito de reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de garantir mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.
O programa funciona para estudantes do ensino médio público que são beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Quando o aluno se matricula e comprova sua frequência na escola, recebe o pagamento de incentivo mensal, no valor de R$ 200, que pode ser sacado em qualquer momento. Ao final de cada ano concluído, o beneficiário do Pé-de-Meia ainda recebe R$ 1.000, que só podem ser retirados da poupança após a formatura no ensino médio.
Como se cadastrar no Pé-de-Meia?
Geralmente, não é necessária uma inscrição específica, pois o programa abrange automaticamente os estudantes que atendem aos critérios e estão matriculados em escolas públicas. Os valores pagos são depositados diretamente na conta do estudante e o calendário é definido pelo governo, variando a cada ano. Para continuar recebendo o benefício, o estudante precisa manter as condições iniciais, como a frequência escolar e a aprovação nas disciplinas.
Para mais informações, é possível consultar informações sobre saques no site da Caixa Econômica Federal, além do site do Ministério da Educação. O MEC divulga informações sobre programas educacionais e políticas públicas.




