Recentemente, o maior pedaço de Marte já encontrado no nosso planeta, um meteorito de 24,5 kg, foi leiloado pela casa Sotheby’s, em Nova York. O item pra lá de excêntrico foi arrematado por US$ 5,3 milhões, o equivalente a cerca de R$ 29 milhões, por um comprador anônimo.
Batizado de NWA 16788, o fragmento foi encontrado em novembro de 2023, no deserto do Saara, em Níger, país da África Ocidental. Com 37,5 cm de comprimento, 27,9 cm de largura e 15,2 cm de altura, o fragmento se tornou o maior pedaço de Marte já encontrado por aqui, ultrapassando o antigo recordista em cerca de 70%.
“É mais que o dobro do tamanho do que pensávamos ser o maior pedaço de Marte”, declarou Cassandra Hatton, vice-presidente de ciência e história natural da casa de leilões, de acordo com o g1.

Como descobriram que realmente é um pedaço de Marte
O meteorito chamou a atenção de especialistas com sua textura vítrea, resultado do calor intenso pelo qual ele passou ao entrar na atmosfera terrestre. Foi essa textura que fez especialistas desconfiarem da origem extraterrestre do material.
Para confirmar a suspeita, o fragmento passou por análise em laboratório e sua composição foi comparada com meteoritos de Marte estudados pela sonda Viking em 1976. A rocha é uma “shergotita olivina-microgabroica”, um tipo de rocha formada pelo lento resfriamento do magna do planeta vermelho.
Segundo o g1, a análise da Sotheby’s aponta que esse fragmento caiu na Terra nos últimos anos. O meteorito ficou em exibição na Agência Espacial Italiana, em Roma. A casa de leilões não recebeu quem é o novo dono da peça.