Talvez você consiga lembrar com facilidade de um peixe que não é originário do Brasil, mas que se tornou extremamente popular por aqui – você sabia que a tilápia é originária da África? -, mas e o contrário? Tem um peixe nativo da Bacia Amazônia, que passou a ser criado em larga escala fora do país, principalmente na China, onde já se tornou um item queridinho da culinária local.
Peixe da bacia amazônica virou opção popular no mercado asiático
O peixe em questão é o tambaqui, originalmente encontrado em rios de águas quentes da Amazônia. Nas décadas finais do século passado, estudos apontaram que a espécie, que se destaca por resistência a variações ambientais, boa conversão alimentar e crescimento rápido, tinham um alto potencial para a piscicultura comercial.
Segundo o Portal 6, a partir daí, o tambaqui começou a ser levado para outros continentes, incluindo a Ásia. Na China, ele começou a ser criado tanto em sua forma pura quanto em híbridos criados para atender a demandas mais específicas do mercado chinês. Por lá, ele é criado em viveiros escavados e sistemas controlados focados na produtividade e padronização.
Os consumidores asiáticos gostaram da carne branca, mais firme e com poucas espinhas do peixe, que se firmou bem no mercado chinês, ajudando a estabelecer mercados regionais, como parte da estratégia do país de diversificação aquícola* e segurança alimentar.
*"A aquicultura pode ser compreendida como a produção de pescados (peixes, moluscos, algas, camarões e outros) em cativeiro, ou seja, o estoque é privado", explica o Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural.



