Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Pesquisa revela quais xampus podem ser prejudiciais para o coração. Entenda!

Por Pedro Silvini
30/04/2025
Em Geral
0
Plásticos

Ftalatos podem ser um grande inimigo para à saúde (Reprodução/Getty Images)

Você pode estar usando diariamente no banho uma substância química que, silenciosamente, afeta sua saúde cardiovascular. Uma pesquisa publicada recentemente na revista eBioMedicine, conduzida por cientistas da Escola de Medicina Grossman da Universidade de Nova York, aponta que os ftalatos — compostos químicos presentes em xampus, loções, embalagens plásticas e até brinquedos — podem estar associados a um risco maior de doenças do coração.

De acordo com o estudo, só em 2018, a exposição a ftalatos foi ligada a aproximadamente 350 mil mortes por doenças cardiovasculares no mundo. A análise apontou que cerca de 13% das mortes por causas cardíacas em pessoas entre 55 e 64 anos podem ser atribuídas ao contato com essas substâncias.

Como somos expostos aos ftalatos

Esses compostos estão por toda parte: podem ser ingeridos por meio de alimentos armazenados em plásticos, inalados como poeira ou absorvidos diretamente pela pele por meio de cosméticos. Produtos de cuidados pessoais, como xampus, perfumes e cremes, são fontes comuns.

Pesquisas anteriores já associaram os ftalatos a distúrbios hormonais, problemas reprodutivos e complicações na gravidez. Agora, surgem indícios de que eles também estejam ligados a obesidade, diabetes tipo 2 e inflamações — condições que aumentam o risco de infarto e outras doenças cardiovasculares.

Especialistas pedem cautela

Apesar dos dados alarmantes, pesquisadores alertam que a ligação direta entre os ftalatos e as doenças cardíacas ainda precisa de mais comprovação. O cardiologista Mark Huffman, da Universidade de Washington, ressaltou que o estudo se baseia em modelagens estatísticas, o que exige cautela na interpretação dos resultados.

O professor Leonardo Trasande, um dos autores do estudo, reforça que os ftalatos causam estresse oxidativo e podem afetar diretamente as células e tecidos do corpo, contribuindo para doenças crônicas. A pesquisa focou especialmente no DEHP, um tipo comum de ftalato presente em plásticos vinílicos.

Enquanto novas pesquisas aprofundam esse debate, especialistas sugerem reduzir o uso de produtos com fragrâncias artificiais, preferir alimentos frescos em vez de embalados e optar por cosméticos com fórmulas mais naturais.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post

Mês de Touro: Veja todas as previsões para o signo em maio

Confira!

Burguer King

Burguer King entra em crise e deve fechar várias unidades

19/09/2025
eclipse

Quantas horas de duração terá o eclipse solar deste domingo?

19/09/2025
Foto: USP Imagens

Existe uma fórmula matemática que ajuda a ganhar na loteria: homem provou e venceu 14 vezes

19/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix