Sim, você leu certo: estamos falando da Arca de Noé, aquela da história bíblica. Uma equipe com pesquisadores turcos e norte-americanos está preparando uma escavação em busca de vestígios da embarcação lendária. A escavação será feita em uma região montanhosa da Turquia, perto do Monte Ararat – onde a Arca teria pousado, de acordo com o que é descrito na Bíblia.
Segundo o Aventuras na História, os pesquisadores acreditam que os vestígios da Arca podem estar nesse local por causa de uma “formação peculiar”, que foi descrita como uma estrutura em forma de barco, que corresponderia à descrição bíblica da Arca. A tal estrutura, que aparece na imagem acima, chama-se Durupinar, e foi identificada pela primeira vez em 1959, chamando a atenção de arqueólogos.
Vale destacar que, nos últimos séculos, já foram realizadas expedições em busca da Arca de Noé, mas a comunidade científica não reconheceu nenhuma evidência conclusiva por enquanto.
A equipe, que se autointitulou Noah’s Ark Scans, afirma que varreduras recentes da região utilizando tecnologia de radar identificaram “estruturas subterrâneas lineares e ângulos retos”, que seria diferentes de outras formações rochosas da área. Outros dados do georradar apontam uma quantidade muito maior de material orgânico em Durupinar do que em áreas vizinhas. Cientistas especulam que esse material poderia ser madeira desgastada da Arca ou outros materiais biológicos antigos.
Segundo o Aventuras, os próximos passos da equipe são realizar perfurações profundas, mais sondagens geofísicas e documentação em 3D para mapear o que está abaixo da superfície da formação de forma mais precisa, antes da escavação de fato.
Relembre a história da Arca de Noé
Descrita no livro de Gênesis, a história conta que Deus inundou a Terra com uma tempestade de 40 dias porque estava decepcionado com os humanos que ele tinha criado. Porém, ele decidiu poupar Noé e sua família, que eram boas pessoas. Deus ordenou que Noé construísse a Arca para se salvar e para levar um par de cada espécie animal, para que o planeta pudesse ser repovoado após o Dilúvio.




