A TV aberta continua presente na casa dos brasileiros, mas vem dividindo mais e mais espaço com os serviços streaming e isso é uma tendência que deve continuar em 2025, segundo pesquisa de uma consultoria especializada norte-americana.
Na última terça (4), o site Variety divulgou os dados da pesquisa mais recente da consultora Ampere Analysis, que analisa as verbas de investimento em conteúdo televisivo. Em 2025, no mundo todo, a televisão deve receber um investimento de 248 bilhões de dólares – é praticamente o valor do PIB de um país pequeno, como Portugal.
Mas o dado inédito que essa pesquisa trouxe é que, em 2025, pela primeira vez, os serviços de streaming devem investir mais do que a TV aberta em novos conteúdos. A previsão é que os streamings desembolsem 95 bilhões de dólares para novas produções – 39% do total global, enquanto os canais de TV aberta devem gastar 37% do valor.
Os 24% restantes são de investimentos de canais públicos ou de TV por assinatura.

Por que streaming vai ter mais investimento em 2025?
Essa é a primeira vez em que o investimento do streaming em novos conteúdos supera o da TV aberta, mas os dados são apenas um reflexo da tendência de mercado já tem se mostrado nos últimos anos: a fuga do público da TV aberta para Netflix, Max, Prime Video e companhia.
Apesar dessa fuga de audiência, a TV aberta continua no mercado principalmente por causa das transmissões esportivas e de outros eventos ao vivo. No ano passado, por exemplo, com as Olimpíadas e as Eleições dos Estados Unidos, o investimento em TV aberta foi um pouco maior.
“O crescimento contínuo dos gastos com vídeo sob demanda, combinado com a perspectiva mais cautelosa das emissoras abertas, destaca a mudança do papel da televisão tradicional à medida que a demanda dos telespectadores se volta para plataformas digitais e streaming”, conclui relatório da Ampere Analysis.




