Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Pessoas com pressão alta podem comer gengibre?

Por Carolina Carvalho
11/05/2025
Em Geral
0
gengibre

Imagem de freepik

Talvez você já tenha ouvido alguém dizer que hipertensos – pessoas com a condição crônica de pressão alta – não devem comer gengibre, porque esse alimento aumentaria muito a pressão sanguínea. Mas será que é verdade ou apenas mais um item da longa lista de mitos alimentares brasileiros – como “não pode misturar leite com pera” -?

Ao contrário do que a crença popular acredita, gengibre não aumenta a pressão arterial. Ou seja: os hipertensos podem consumir essa raiz comestível sem grandes preocupações. Inclusive, na verdade, o gengibre é tradicionalmente usado no tratamento de hipertensão, já que ele ajuda a equilibrar a pressão. Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Cardiovascular Pharmacology, o consumo do alimento tem efeitos positivos na redução da pressão arterial, além de ajudar a prevenir trombose, AVC e problemas cardiovasculares. O gengibre tem compostos fenólicos, que ajudam a dilatar e relaxar os vasos sanguíneos.

Mas, o Tua Saúde destaca que, para os hipertensos, você só deve usar gengibre para baixar a pressão (como planta medicinal) com orientação do seu médico, já que o alimento pode interagir com medicamentos usados para controlar a pressão.

Gengibre não é recomendado para quem usa anticoagulantes

O gengibre por si só tem propriedades anticoagulantes, então quem já toma remédios anticoagulantes deve evitar consumir o alimento com regularidade, já que pode acabar “afinando” demais o sangue e aumentando o risco de hemorragia.

“Se aspirina, heparina, enoxaparina, dalteparina, varfarina ou clopidogrel são administrados, o uso de gengibre deve ser evitado. Como é anticoagulante ele pode aumentar o efeito dos remédios causando sangramentos e hematomas. Ao passar por cirurgias, o uso também deve ser suspenso”, explica o Vale Saúde.

DESMENTINDO

MITO: ler no ônibus não vai deslocar sua retina

Quem tem o hábito de ler no ônibus provavelmente já ouviu alguém alertar sobre os perigos (imaginários) de deslocar a retina.
Leia mais
X

MITO: ler no ônibus não vai deslocar sua retina

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post

Nova isenção do Governo vai dar alívio nas contas dos trabalhadores

Confira!

Sede do Banco do Brasil em Brasília (Divulgação)

Banco do Brasil emite comunicado oficial para quem deseja prestar concurso

14/10/2025
celular

Internet 6G é 50 vezes mais rápida que o 5G e já tem data para chegar ao Brasil

14/10/2025
casimiro cazé tv

Cazé revela qual a próxima briga que deve explodir no mundo do famosos

14/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix