O Programa de Integração Social (PIS) foi criado em 1970 com o objetivo de bonificar trabalhadores de empresas privadas*, financiando o pagamento do seguro-desemprego, o abono salarial, entre outros benefícios. Todo trabalhador com carteira assinada (modelo de contratação CLT) tem o número do PIS, mas como saber se você tem direito a fazer o saque do PIS?
*O “PIS” para funcionários públicos é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, o PASEP.
Para ter o direito ao PIS, você precisa atender a alguns requisitos:
- Ter uma carteira assinada por no mínimo cinco anos;
- Receber até dois salários mínimos por mês;
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base;
- O empregador deve ter informado corretamente os dados do funcionário ao RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais).
Como consultar se eu tenho direito ao abono do PIS?
A partir desta quarta (5), você pode consultar se tem direito ao abono através da sua Carteira de Trabalho Digital, do portal Gov.br ou da Central de Atendimento Alô Trabalho (telefone 158).
Carteira de Trabalho Digital
Acesse o aplicativo com o seu login e senha da conta Gov.br. Na parte inferior da tela, você encontra uma seção chamada “benefícios”. Clique nela e você encontra a seção de “abono salarial”, onde pode descobrir se você já tem ou não direito ao benefício.
Pagamentos do PIS 2025 começam em fevereiro
O pagamento do abono salarial do PIS em 2025 – que é feito em relação ao ano-base 2023 – começa agora em fevereiro, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os pagamentos são realizados pela Caixa Econômica Federal, com crédito em conta corrente ou em conta digital, e são feitos de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Confira o calendário:
- Janeiro – a partir de 17 de Fevereiro;
- Fevereiro – a partir de 17 de março;
- Março e Abril – a partir de 15 de abril;
- Maio e Junho – a partir de 15 de maio;
- Julho e Agosto – a partir de 16 de junho;
- Setembro e Outubro – a partir de 15 de julho;
- Novembro e Dezembro – a partir de 15 de agosto.