Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

PIX deve ser substituído por pagamento biométrico no Brasil

Por Pedro Silvini
21/04/2025
Em Geral
0
Plataforma PIX

Pagamento instantâneos (Reprodução/Bruno Peres/Agência Brasil)

Embora o PIX seja atualmente o meio de pagamento instantâneo mais utilizado no Brasil, um novo sistema promete revolucionar o setor e pode até substituir o PIX em um futuro próximo: o pagamento por biometria. Especialistas, durante o Brazilian iGaming Summit, destacaram que a evolução do Open Finance e a integração de novas tecnologias tornam os pagamentos biométricos uma alternativa mais fluida e segura, com o potencial de se tornar o principal meio de transação no país.

Segundo Cesar Garcia, CEO da OneKey Payments, o pagamento biométrico traz inúmeros benefícios ao eliminar etapas do processo tradicional, como a abertura de múltiplos aplicativos para concluir uma transação. “Estamos apostando nisso como o próximo passo de desenvolvimento para mudar a maneira como o PIX é enxergado. A biometria elimina a fricção na jornada do pagamento, e acredito que, com o tempo, será o meio mais utilizado no Brasil”, afirmou.

Open Finance e a segurança das transações

O Open Finance, que permite o compartilhamento de dados financeiros entre instituições, é apontado como um facilitador para o avanço da biometria. A tecnologia proporcionará não só transações mais rápidas, mas também maior segurança, um aspecto essencial nas transações financeiras do futuro.

Em um cenário onde o PIX continua sendo o meio mais utilizado para pagamentos instantâneos, novos recursos como o PIX recorrente, que permitirá a automação de pagamentos mensais como água, luz e internet, devem trazer mais transformações à plataforma. No entanto, a biometria tem tudo para se tornar a próxima grande inovação no setor de pagamentos.

Enquanto o PIX continua a passar por melhorias, como o aumento da segurança e a introdução de novas funcionalidades, a biometria promete eliminar etapas desnecessárias no processo de pagamento. Bruno Gonçalves, Sales Manager da OktoBank, também reforçou que a eficiência e a agilidade do pagamento biométrico representam uma revolução, garantindo que os consumidores não precisarão mais navegar por múltiplos aplicativos ou enfrentar instabilidades bancárias para concluir uma transação.

Com a promessa de inovações contínuas e uma experiência mais fluida e segura para o usuário, a biometria pode, em breve, mudar a forma como os brasileiros realizam seus pagamentos, tornando-se o novo padrão de transação do país.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Curso EAD

Cursos EAD são uma boa escolha? Essa pesquisa revelou tudo!

Confira!

Maricá - Rio de Janeiro

Rota marítima mais perigosa do mundo fica perto do Brasil

08/09/2025
Foto: MEC/Divulgação

Pé-de-Meia: calendário atualizado para setembro surpreende estudantes

08/09/2025
lula

Governo Lula é surpreendido e sofre boicote de ministros

08/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix