Tentou fazer um pagamento Pix na última segunda-feira (20) e não conseguiu? Calma que o problema não foi só seu. Usuários de diferentes bancos e instituições financeiras relatam problemas no método de pagamento queridinho dos brasileiros em várias partes do Brasil. Coincidentemente, foi o mesmo dia em que uma falha global da Amazon Web Services (AWS) afetou serviços digitais pelo mundo.
De acordo com o site Down Detector, que monitora falhas em aplicativos e plataformas, as primeiras falhas sobre o Pix começaram por volta das 4h da madrugada e foram aumentando ao longo da manhã de segunda, com o pico de reclamações acontecendo por volta das 14h17, com mais de 270 reclamações por minuto.
Segundo o Brasil 247, as falhas no Pix foram registradas principalmente em grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, entre outros. Desde então, o pagamento via Pix já foi normalizado.
Pane na Amazon
No mesmo dia em que o Pix enfrentou instabilidades, a Amazon Web Services também enfrentou dificuldades técnicas na região US-East-1, que abrange o Nordeste dos Estados Unidos. A pane provocou instabilidade em vários sites e aplicativos, como Mercado Livre, Mercado Pago, Reddit, Roblox, Snapchat, Wellhub (antigo Gympass), TotalPass, Perplexity e Prime Video.
“Na América Latina, os reflexos foram sentidos em serviços de comércio eletrônico, entretenimento e tecnologia financeira”, afirma o Brasil 247.
O Banco Central não confirmou que teria alguma relação entre as duas falhas, mas, de acordo com veículos especializados em tecnologia, a coincidência das falhas terem sido no mesmo dia pode indicar “impactos indiretos decorrentes da dependência de serviços de computação em nuvem”.




