Na última quarta-feira (2), o Banco Central (BC) celebrou os seus 60 anos em um evento que contou com a participação de vários nomes, incluindo o presidente do órgão, Gabriel Galípolo. Durante o evento, o presidente anunciou que eles pretendem lançar um sistema para permitir o uso do Pix como garantia de empréstimos.
Segundo o GLOBO, a medida não depende de uma aprovação de lei ou mudança de legislação, apenas serão necessários ajustes operacionais. O objetivo da medida seria diminuir os custos de crédito no país, principalmente para empresas de médio e pequeno porte. A nova modalidade, que vai se chamar Pix Garantido, ainda não tem previsão de lançamento.
De acordo com a Agência Brasil, “uma das prioridades do BC neste ano será a modernização do Pix, com a criação de funcionalidades e a melhoria de modalidades já existentes”.
BC também vai lançar o Pix parcelado
Outra novidade que vem por aí, com previsão de lançamento em setembro deste ano, é o Pix parcelado. Na prática, a modalidade vai funcionar como uma compra de cartão de crédito parcelada. “O recebedor continuará a receber o valor total da venda de forma imediata, mas o pagador contratará um crédito pessoal na hora de dividir a compra”, explica a Agência Brasil.
Assim como nas compras do cartão de crédito, você terá que pagar juros, mas o presidente do BC afirma que serão mais baratos do que os do cartão.
Além das novidades, o Banco Central também promete continuar trabalhando para melhorar a segurança do método de pagamento e a modalidade de Pix por aproximação, implementada em fevereiro.




