Refrescando a sua memória das aulas de ciências do colégio, quantos planetas tem no nosso Sistema Solar? São oito: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Mas será que são oito mesmo…? Pois é, talvez você tenha que adicionar mais um planeta a essa lista para você decorar.
E não estamos falando do Planeta 9, ou Planeta X, um candidato popular a integrante do Sistema Solar. Estamos falando do Planeta Y, apresentado recentemente em uma teoria publicada na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.
O nono planeta do nosso Sistema Solar
De acordo com o Olhar Digital, uma equipe de cientistas liderada pelo astrofísico Amir Siraj, da Universidade de Princeton, analisou dezenas de órbitas no Cinturão de Kuiper, uma região além de Netuno. Eles descobriram que a órbita de cerca de 50 objetos apresentavam uma inclinação anômala e concluíram que a explicação mais plausível seria a presença de um planeta por perto.
“Quando eliminamos todas as outras possibilidades, o que restou foi a presença de um planeta até então não detectado”, explicou o autor principal do estudo à CNN. “Este trabalho não é uma descoberta definitiva, mas sim a identificação de um quebra-cabeça cósmico no qual um planeta emerge como a solução mais provável.”
Esse tal planeta, o Planeta Y, estaria a um distância entre 100 e 200 vezes a da Terra ao Sol e foi descrito como um planeta rochoso, com um tamanho possivelmente comparável ao do nosso planeta. Mas vale destacar que nada disso ainda é certeza. Tudo ainda depende de análises mais aprimoradas por novas tecnologias.


