Ter uma planta em casa não é apenas questão de estética e deixar o ambiente mais “verde”. Várias plantas ajudam a purificar o ar do ambiente e um estudo da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, revelou uma espécie capaz de reduzir até 95% do mofo.
A “sugadora de mofo”, em questão, é o clorofito, também conhecido como planta-aranha.
Como repercutiu o portal Terra, o estudo colocou três espécies de plantas em câmaras seladas com diferentes toxinas. A planta-aranha conseguiu remover cerca de 95% dos poluentes presentes no ar em até 24 horas, incluindo monóxido de carbono, xileno e formaldeído. Ela teve a mesma eficiência na hora de “limpar” o mofo do ar.
“Descobrimos que as plantas mais eficazes tinham uma alta taxa de transpiração — ou seja, emitiam mais líquidos para o ambiente. Isso é resultado de uma ação natural de bombeamento. À medida que as plantas puxam o ar para suas raízes, elas bombeiam umidade para fora”, explicou o líder do estudo, Bill Wolverton, ao National Wildlife Federation.
Saiba mais sobre a planta-aranha, ou clorofito
Essa espécie é uma ótima opção para os iniciantes em jardinagem, sendo conhecida por ser de fácil manutenção. Nativa da África do Sul, a planta-aranha se adaptou muito bem ao clima tropical do nosso país.
As raízes da planta acumulam água, então ela consegue sobreviver mesmo se você esquecer de regar por algumas semanas. Por isso mesmo, também não é uma boa ideia jogar muita água nela. Para descobrir se ela precisa ou não de água, é só colocar o dedo na terra. Se estiver seca, aí você rega. Faça isso pelo menos de três em três dias.
Sobre o local onde você deve colocar a planta, o clorofito normalmente prefere sombra, com alta claridade ou um solzinho fraco no começo ou no fim do dia. Por isso, evite colocar a sua em um lugar onde bate muito sol.
