Você corre para o frasco de antibióticos ao primeiro sinal de tosse? Calma: em muitos casos, a condição pode ser sintoma de problemas mais “amenos”, como um resfriado, e remédios naturais podem te ajudar a melhorar o problema. Um exemplo é a planta hedera felix, também conhecida como hera inglesa. Essa planta ajuda a expectorar o muco, ajudando você a livrar daquela tosse catarrenta (mais do que) incômoda.
Ps: mas cuidado, porque a planta é tóxica (explicamos melhor mais abaixo).
De acordo com um estudo publicado no European Journal of Clinical Pharmacology, as folhas da hera inglesa possuem substâncias saponinas, que ajudam a dissolver o muco, ajudando a eliminar o catarro e outras secreções, e aliviando a tosse.
Entrevistada pelo Minha Vida, a nutricionista Veridiana Sass, do Instituto Nutrindo Ideais, explicou que as folhas dessa planta – originária da Europa, Ásia e norte da África – são usadas como expectorantes em casos de tosses associadas a infecções respiratórias agudas, como bronquite de origem viral, e algumas condições crônicas. Além disso, a hera inglesa é rica em vitaminas A, C e E, além de contar com efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, antibacterianos, mucolíticos, broncodilatadores e espasmolíticos.
Segundo o Minha Vida, a planta tem os seguintes benefícios:
- Alivio da tosse;
- Ajuda na eliminação do catarro e secreções;
- Combate infecções provocadas por fungos, vírus e parasitas;
- Reduz inflamações bacterianas das vias aéreas;
- Combate aos radicais livres.
Como usar a planta hera inglesa
As folhas não devem ser consumidas frescas, já que são tóxicas e obviamente prejudicam a sua saúde. De acordo com a especialista Veridiana Sass, a hera inglesa deve ser usada em preparações fitoterápicas, como xaropes, podendo ser encontradas em farmácias e lojas de produtos naturais.




