O Natal está se aproximando e um item tradicional nas decorações festivas é a planta Poinsétia, mais conhecida como Bico-de-papagaio – ou Rabo-de-arara ou Flor-de-Natal. O contraste do vermelho com o verde é perfeito para essa época do ano. Mas, se você tem crianças pequenas ou animais em casa, a nossa recomendação é que você escolha as versões artificiais da flor, porque essa planta é tóxica.
A planta ficou associada ao Natal não apenas por causa das cores. Em entrevista à Casa Vogue, o biólogo Anderson Santos, da Escola de Botânica, em São Paulo, explicou que, no hemisfério norte, essa planta (que é nativa do México) floresce bem perto do fim do ano, por isso ela também ficou associada à data. “No Brasil normalmente a gente vê a planta em vários lugares porque os produtores conseguem desenvolver as mudas e estimulá-las a produzir flores em dezembro”, explicou Santos.

Bico-de-papagaio ou Flor-de-Natal é uma planta tóxica
Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fiocruz, se a planta foi ingerida acidentalmente, ela causa náuseas, vômito e diarreia. E com a confusão das festas de fim de ano, é comum que a gente acaba se distraindo, então é bem possível que crianças ou animais tentem dar uma “beliscada” na decoração. Também evite usá-la de decoração perto do que vai comer na ceia. Mas a ingestão não é a única forma pela qual ela pode prejudicar sua saúde.
A planta tem uma seiva leitosa que é tóxica. Ao entrar em contato com a pele e outras mucos, essa seiva causa processos inflamatórios, como dor, coceira e edema. Se entrar em contato com os olhos, ela pode causar lacrimejamento e dificuldade de visão. Ou seja, também é importante tomar cuidado ao manusear ou poder a planta.



