Desde a semana passada, o grande assunto no Brasil são as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Em meio a tamanha repercussão, nesta quinta-feira (17), o presidente Lula vai fazer um comunicado à nação às 20h30. A fala de quase cinco minutos será divulgada em divulgada em rede nacional de televisão e rádio.
A expectativa é que a fala siga o tom dos últimos discursos e entrevistas do presidente Lula, que tem reafirmado que o Brasil está aberto para negociar as tarifas com o presidente estadunidense, mas que o país não vai aceitar interferência dos EUA em questões internas, como o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF (Supremo Tribunal Federal).
Inclusive, o anúncio das tarifas de Trump é associado a uma melhora na popularidade do petista. Na pesquisa mais recente da Quaest, a popularidade de Lula teve a primeira melhora desde julho do ano passado.
Governo Lula enviou carta aos EUA
Ontem (16), o governo brasileiro também anunciou o envio de uma carta para os EUA manifestando “indignação” com a tarifa de 50%. De acordo com o g1, a carta foi assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, endereçada ao secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnik, e ao representante comercial da Casa Branca, Jamieson Greer.
O documento reforça os dados oficiais de que a balança comercial entre o nosso país e os EUA é desequilibrada para o lado deles – ou seja, nós compramos deles mais do que vendemos -, contrariando falas recentes de Trump.




