Planta faz barulho? Talvez a sua resposta automática tenha sido “não”, e não podemos te culpar. Afinal, não é como se víssemos samambaias suspirando ou margaridas miando por aí. Mas as plantas emitem, sim, sinais sonoros, eles apenas não são perceptíveis aos nossos ouvidos humanos. Um estudo recente revelou, pela primeira vez, que animais conseguem ouvir esses sinais.
Uma pesquisa da Universidade de Tel Aviv, em Israel, que teve seus resultados publicados na revista eLife, revelou que mariposas evitam colocar seus ovos em pés de tomate que emitem sinais sonoros de “desidratação e sofrimento”, conta matéria do O Globo. Isso acontece porque os insetos entendem que aquela planta deve morrer em breve e preferem escolher plantas saudáveis que garantam a sobrevivência das larvas.
“Esta é a primeira demonstração de um animal respondendo a sons produzidos por uma planta”, afirmou o professor Yossi Yovel, um dos autores do estudo, segundo O Globo.
Por que plantas produzissem sons?
A descoberta mais recente amplia o campo de estudo que a equipe abriu há dois anos, quando identificaram que plantas emitem sons – inaudíveis para ouvidos humanos – quando estão secas, doentes ou sofrem algum tipo de corte. Esse som não é consciente e voluntário, mas apenas uma resposta física a condições adversas.
“Se uma planta está estressada, o organismo mais interessado nessa informação é outra planta”, explicou outra envolvida, a professora Lilach Hadany. “Elas podem responder de muitas formas, como conservando água em momentos de seca.”
A equipe pretende ampliar testes e descobrir se os sinais sonoros das plantas afetam o comportamento de outros animais ou até de outras plantas.