Depois da espera sobre a confirmação do adiantamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas em 2025, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, anunciou que a equipe econômica está nos trâmites finais para liberar o pagamento para todos os segurados. Apesar da atualização, ainda restam algumas confirmações pendentes que devem ser analisadas nos próximos dias.
De acordo com Ceron, ainda não foi definido sobre qual período será pago o décimo terceiro de aposentados e pensionistas neste ano. No entanto, espera-se que sejam pagos os benefícios entre maio e junho, como aconteceu em 2023, ou em abril e maio, como foi feito no ano passado. “Ele [pagamento] deve ficar entre uma dessas duas janelas”, declarou.”
Mais detalhes sobre o adiantamento de 13º salário do INSS em 2025
Para que seja formalizada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisa assinar um decreto, liberando os pagamentos. Os beneficiados neste ano são os que fazem parte do auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social.
De acordo com os dados revelados pelo governo, em fevereiro, foram pagos mais de 40 milhões de benefícios, o que totalizou R$ 82,2 bilhões pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Nesses números, estão 28,5 milhões de pessoas, cerca de 70% do total dos aposentados e pensionistas, receberam um salário-mínimo (R$ 1.518), enquanto 12,2 milhões de beneficiários recebem acima do piso nacional, entre esse quantitativo, 10,6 mil ganham o teto da Previdência Social.