Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

População é avisada e Brasil pode ser governado por Rei em 2026

Por Gabriela Giordani
17/04/2025
Em Geral
0

Apesar do Brasil ter deixado de ser uma monarquia em 1889, ainda existem aqueles que acreditam que um dia haverá um novo rei e rainha em nosso país. Mesmo com chances pequenas, existe um texto em tramitação na Comissão de Direitos Humanos (CDH) no Senado que sugere a possibilidade de ser convocado um plebiscito em 2026 a fim de restaurar a monarquia parlamentarista no Brasil. 

Para isso, será aberta uma consultoria pública que estará vigente de forma simultânea com as eleições presidenciais do ano que vem. Caso o plebiscito seja aprovado e os brasileiros optem pela volta da monarquia, quem assumiria o poder seria Dom Bertrand de Orleans e Bragança, bisneto da princesa Isabel e trineto do último imperador do país, Dom Pedro II. Apesar do caminho parecer simples, não é tão fácil restaurar esse tipo de governo em nosso país. 

COMUNICADO

Cidade brasileira atrai turistas e supera Nova York

Entrou para o ranking de destinos preferidos para viajar do mundo!
Confira
X

Cidade brasileira atrai turistas e supera Nova York

Confira

Saiba como poderia ocorrer uma monarquia no Brasil 

Além do voto popular, para a monarquia ser reinstaurada, seria necessária uma emenda constitucional que alterasse a forma de governo. Esse processo exigiria aprovação por maioria qualificada em ambas as casas do Congresso Nacional. Quem abriu esse plebiscito foi o paulista identificado como Ilgner A.D.L. na ficha enviada ao Senado, no qual defende que a república presidencialista “não se mostrou efetiva, tendo que gastar orçamentos, que poderiam ser investidos no povo, para comprar apoio no Senado e Câmara”.

“Em países como Espanha, Inglaterra, Dinamarca, o parlamentarismo monárquico, tem se mostrado efetivo, os índices de corrupção são baixos e os investimentos públicos são altos, porque o partido eleito pelo povo tem mais autonomia para governar em um sistema parlamentarista”, concluiu. 

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post
Getty Images

Confirmado: Saiba qual o grau de parentesco entre Michael Jordan e Michael B. Jordan

Confira!

café coado

Não jogue fora o resto do café após coar: ele ainda pode ser útil nos banheiros e cozinha

17/09/2025
Anitta

Anitta faz mistério e fãs suspeitam anúncio de encerramento da carreira

17/09/2025
Asteróide Apophis

Objeto espacial do tamanho do Camp Nou vai passar perto da Terra e poderá ser visto ao vivo

17/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix