No Brasil, existe o ditado popular sobre “o ano só começa depois do Carnaval”, mas essa data flutua em nosso calendário, deixando com que esse termo possa ocorrer depois de fevereiro ou março. Neste ano de 2025, o carnaval será celebrado no dia 4 de março, fazendo com que outras datas sejam alteradas, como no caso da Sexta-Feira Santa. Apesar do Carnaval ser sinônimo de festas pelo país, a variação da data está diretamente ligada à forma como a Igreja Católica define a data da Páscoa.
A data da Páscoa é determinada com base no calendário lunar e solar e deve ocorrer no primeiro domingo depois da lua cheia que segue o equinócio da primavera no hemisfério norte (que geralmente ocorre em 21 de março). Para o Carnaval ocorrer, ele precisa ser celebrado 47 dias antes da Páscoa. Essa data foi estabelecida pela Igreja Católica, que marcou o período de 40 dias antes do Domingo de Ramos (início da Semana Santa) como um tempo de preparação espiritual para a Páscoa.
Entenda melhor como é definido o Carnaval no calendário
Como dito acima, a data do Carnaval muda conforme o calendário lunar e como a lua cheia não ocorre na mesma data todos os anos, isso faz com que a Páscoa varie. O equinócio de primavera também pode ocorrer em datas ligeiramente diferentes a cada ano. Assim, primeiro se vê calculando quando a Páscoa será celebrada, para então definir quando será a terça-feira de Carnaval.
Apesar desse cuidado no calendário sobre como a Igreja Católica define a Páscoa, é difícil saber qual é a verdadeira origem do Carnaval. Lembrando que é considerado uma celebração pagã para muitas religiões, pois muitas culturas antigas tinham o costume de celebrar a primavera com festivais que envolviam música, dança, desfiles e excessos.
Além disso, o Carnaval também pode ser visto como um rito de passagem, marcando a transição entre o período mais sombrio do ano e a renovação da natureza.